Paciência, generosidade e solidariedade

Autores

  • Mario Sergio Cortella

Palavras-chave:

Democracia, Manifestações públicas, Estado

Resumo

Cortella reconhece que nossos valores como nação passam por um momento crucial, mas enxerga uma luz no fim do túnel. Para o filósofo, a mudança vai ganhar fôlego quando três valores que já tivemos no passado — solidariedade, paciência e generosidade — resgatarem nosso espírito de comunidade. “Em 30 anos de democracia, o Brasil avançou mais do que em toda a sua história e o brasileiro está cada vez mais ciente de seus direitos. A novidade não é mais a corrupção, mas a apuração. Não é mais a sujeira. É o início da limpeza.”

Biografia do Autor

Mario Sergio Cortella

Professor titular de teologia e ciências da religião da PUC-SP desde 1977, professor convidado da Fundação Dom Cabral. É consultor e conferencista nas áreas de filosofia, ciências da religião, ética, responsabilidade social, liderança, educação e gestão do conhecimento. Dentre suas obras estão: Não nascemos prontos (Editora Vozes, 2006), O que a vida me ensinou (Editora Saraiva, 2010) e Pensar bem nos faz bem! – volumes 1 e 2 (Editora Vozes, 2013) Carreira: militante desde sempre da causa da educação, atuou por 32 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião da PUC-SP. Foi assessor especial e chefe de gabinete do professor Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991), a quem substituiu no cargo de secretário (1991-1992).

Publicado

2014-03-06

Como Citar

Cortella, M. S. (2014). Paciência, generosidade e solidariedade. Sumários Revista Da ESPM, (1), 32–39. Recuperado de https://bibliotecasp.espm.br/espm/article/view/1381

Edição

Seção

Entrevista