Sistema jurídico brasileiro - qualidades e defeitos

Autores

  • Ives Gandra da Silva Martins

Palavras-chave:

Direito, Jurisdição, Constituições

Resumo

O estudo apresenta uma retrospectiva das sete Constituições do Brasil e suas emendas, assim como méritos e deméritos. Em relação ao texto de 1988, realça, principalmente, o equilíbrio de poderes conformado por um texto elaborado para um sistema parlamentar de governo e adotado por um sistema presidencial. Há uma comparação com os textos de nossos vizinhos, assim como quais as reformas que precisa sofrer (tributária, previdenciária,administrativa e trabalhista).

Biografia do Autor

Ives Gandra da Silva Martins

Professor Emérito da Universidade Mackenzie, do CIEE/O ESTADO DE SÃO PAULO, das Escolas de Comando e Estado-Maior do Exército – ECEME e Superior de Guerra – ESG; Professor Honorário das Universidades Austral (Argentina), San Martinde Porres (Peru) e Vasili Goldis (Romênia); Doutor Honoris Causa da Universidade de Craiova (Romênia) e Catedrático da Universidade do Minho (Portugal); Presidente do Conselho Superior de Direito da FECOMERCIO-SP; Fundador e Presidente Honorário do Centro de Extensão Universitária. Autor de 82 livros individualmente, 272 em conjunto e mais de 1.000 estudos publicados em 21 países.

Publicado

2013-08-19

Como Citar

Martins, I. G. da S. (2013). Sistema jurídico brasileiro - qualidades e defeitos. Sumários Revista Da ESPM, 17(4), 28–31. Recuperado de https://bibliotecasp.espm.br/espm/article/view/1033

Edição

Seção

Artigos