A juventude indígena e os caminhos entre tradição e modernidade

Autores

  • Marcos Terena

Palavras-chave:

Cultura, Índios, Civilização moderna

Resumo

Conheci Marcos Terenahá uns dez anos, durante um encontro internacional em Salvador, e impressionou-me a desenvoltura – quase eloqüência – com que falava à platéia multicultural sobre a visão do seu povo acerca de alguns dos problemas vitais com que se defrontava a humanidade (e ainda enfrenta). Fiquei ainda mais impressionado quando – num dos intervalos – repreendeu-me pela minha ignorância a respeito de uma das três grandes etnias constitutivas da nossa identidade, dizendo: - Vocês, brancos, são preguiçosos. Precisam de que um índio, como eu, aprenda a sua língua, estude nas suas escolas e pareça com vocês para explicar-lhes a nossa cultura de um jeito que vocês entendam.

Biografia do Autor

Marcos Terena

Comunicador e escritor indígena, é articulador dos direitos indígenas e filho do Povo Terena da região do Pantanal Sul-matogrossense.

Publicado

2013-10-01

Como Citar

Terena, M. (2013). A juventude indígena e os caminhos entre tradição e modernidade. Sumários Revista Da ESPM, 15(5), 84–90. Recuperado de https://bibliotecasp.espm.br/espm/article/view/1236